Impeachment: Trump contra-ataca com acusações e ameaças aos democratas


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lançou uma ofensiva contra congressistas democratas depois que eles prometeram obrigar a Casa Branca a produzir documentos ligados ao processo de impeachment contra o líder americano.


Comitês na Câmara dos Representantes estão pedindo acesso a documentos sobre as tratativas do governo com a Ucrânia, relação que está no centro da investigação.


O presidente é acusado de desonestidade e traição à pátria por líderes democratas, que baseiam as acusações na ligação em que Trump pediu ao presidente ucraniano que investigue a família de Joe Biden, ex-vice-presidente democrata que pode enfrentar Trump na eleição presidencial em 2020.

A ligação ocorreu alguns dias depois de Trump ter ordenado o governo americano a reter cerca de US$ 391 milhões em ajuda militar à Ucrânia.


O que Trump disse sobre os democratas?


Durante uma entrevista conjunta com o presidente finlandês, Sauli Niinistö, Trump afirmou que Biden e o filho Hunter eram "corruptos com frieza".

Ele também voltou suas ofensas para o chefe do Comitê de Inteligência da Câmara, Adam Schiff, afirmando que ele era "indigno de confiança", "escória" e que "deveria renunciar ao mandato por desonra". E acrescentou: "Sinceramente, eles deveriam investigá-lo por traição à pátria".

Adam Schiff e Nancy Pelosi durante entrevista coletiva em Washington, em 2 de outubro de 2019 — Foto: Jonathan Ernst/Reuters

Trump também acusou, sem apresentar provas, Schiff de ter ajudado o informante a escrever a denúncia que levou à investigação na Câmara.

O republicano classificou o inquérito contra ele de "farsa" e "crime fraudulento contra o povo americano", ao mesmo tempo em que afirma que "sempre coopera" com o Congresso.

Durante a entrevista, Trump discutiu com o correspondente da agência de notícias Reuters, que perguntou o que o presidente americano queria que o colega ucraniano fizesse em relação a Biden e o filho.

#relatopb

RelatoPB

Aqui se fala

© 2016 por "RelatoPB". Orgulhosamente criado por relatopb