Trump preocupado com “possibilidade real” de impeachment numa Câmara de maioria democrata


O Presidente dos EUA, Donald Trump, está preocupado com a possibilidade de ser destituído quando os democratas assumirem em janeiro a maioria na Câmara dos Representantes. Segundo uma fonte próxima do Presidente, Trump vê o impeachment como uma “possibilidade real”.


De acordo com uma outra fonte citada pela CNN, assessores presidenciais acreditam que “a única questão que deverá permanecer” no processo de destituição são as violações das finanças de campanha relacionadas com os pagamentos que Michael Cohen, ex-advogado de Trump, fez às alegadas amantes do então candidato.


A questão do impeachment voltou a ser levantada nos últimos dias depois de procuradores terem alegado pela primeira vez que Cohen foi orientado por Trump quando violou a lei durante a campanha presidencial de 2016.


DEMOCRATAS ACREDITAM QUE TRUMP PODE SER PRESO QUANDO TERMINAR MANDATO


Os democratas sugerem que Trump cometeu um delito passível de destituição e poderá ser enviado para a prisão quando terminar o seu mandato na Casa Branca. O próximo presidente da comissão judiciária da Câmara, Jerrold Nadler, disse no domingo que, se provadas, as alegações constituem “delitos para impeachment”. Já o senador democrata Chris Coons afirmou na segunda-feira que Trump poderia ser indiciado depois de abandonar o cargo.


Em setembro, Cohen alegou no tribunal que agiu a mando de Trump quando fez os pagamentos às duas mulheres, Stormy Daniels e Karen McDougal. Os procuradores juntaram a alegação ao documento de condenação de Cohen na sexta-feira, referindo que o antigo advogado deveria receber uma “sentença substancial” pelos crimes cometidos, incluindo violações de financiamento de campanha, fraude fiscal e mentiras perante o Congresso.


Ainda assim, uma outra fonte afirma que, mesmo que o processo de impeachment tenha início na Câmara dos Representantes, Trump está confiante de que não irá passar no Senado, uma vez que o Partido Republicano continua em maioria na câmara alta do Congresso.

#relatopb #mundo

RelatoPB

Aqui se fala

© 2016 por "RelatoPB". Orgulhosamente criado por relatopb