Festival de Turismo de João Pessoa começa nesta sexta


O Festival de Turismo de João Pessoa terá início nesta sexta-feira (19), no Centro de Convenções da Capital. Considerado o maior festival do segmento realizado no Norte e Nordeste. O Festival JPA está no seu 8º ano e, de acordo com a organização do evento, a última edição reuniu mais de 3,3 mil profissionais do ramo.


Os fóruns, que agregam 101 municípios paraibanos, objetivam o fortalecimento do turismo por meio da regionalização. O Sebrae também terá uma programação que conta com nove palestras de 20 minutos, que vão abordar temas como economia criativa, turismo comunitário, turismo rural, entre outros. A programação do festival segue até o sábado (20), com eventos paralelos e expositores internacionais.

A gestora de turismo e economia criativa do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, afirma que o Sebrae reconhece o Festival JPA como oportunidade para promover a nova oferta turística da Paraíba. Além disso, Amorim vai ministrar duas palestras durante o evento: “João Pessoa – Cidade Criativa da UNESCO”, abrindo as palestras do dia 19, e “Economia Criativa como Diferencial Turístico na Paraíba”, no dia 20.


“João Pessoa recebeu o título de ‘Cidade Criativa da UNESCO’ em 2017. Com isso, vem ganhando visibilidade mundial ao projetar a imagem de uma cidade que prioriza a atividade criativa e a qualidade de vida. Além disso, João Pessoa ocupa a 36ª posição no ranking de cidades mais inteligentes do Brasil, conforme estudo publicado em setembro deste ano pela Connected Smart Cities, que mede a eficiência de 700 cidades em diversos setores de atuação do poder público. Por isso, é importante discutir o atual cenário dos negócios no turismo local e entender que é possível fazer cada vez mais com menos e perceber a economia criativa como estratégica neste sentido”, salientou Regina Amorim.


O Festival JPA tem por objetivo promover a integração e fomentar a realização de negócios entre as empresas e atores que atuam no setor de viagens e turismo. Além de feiras e capacitações, a programação do festival vai contar com palestra sobre segurança e gestão de crises na hotelaria e turismo e painéis sobre conectividade aérea no Nordeste e a tecnologia e o turismo. Também integram a programação do festival a realização de rodada de negócios e eventos paralelos nas salas de capacitações.


Para participar do Espaço Sebrae no Festival de Turismo de João Pessoa, as informações podem ser obtidas por meio do telefone (83) 2108-1256. Para mais informações sobre o festival, a exemplo de inscrição e empresas participantes, acesse a página do evento na internet (https://www.festivaljpa.com.br/home.php).


Programação das palestras:


DIA 19 DE OUTUBRO


19h30 às 19h50

PALESTRA: João Pessoa – Cidade Criativa da UNESCO

PALESTRANTE: Regina Amorim – Gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae/PB

20h às 20h20

PALESTRA: Turismo Rural em Areia – PB

PALESTRANTE: Empresária Dilene Albuquerque

20h30 às 20h50

PALESTRA: Turismo de Base Comunitária na Paraíba

PALESTRANTE: Fabiane Nagabe – UFPB


DIA 20 DE OUTUBRO


18h às 18h20

PALESTRA: PRT+Integrado – Novos Rumos da Regionalização do Turismo

PALESTRANTE: Alessandra Lontra – Gerente Executiva do Turismo do Estado da Paraíba, Interlocutora do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) do MTUR e representante da Macrorregião Nordeste no PRT

18h30 às 18h50

PALESTRA: Trilhas dos Potiguaras – Litoral Norte Paraibano

PALESTRANTE: Aluízio Lorena – Empresário e Presidente do Fórum de Turismo Trilha dos Potiguara.

19h às 19h20

PALESTRA: Acordo de Livre Comércio entre Egito e Mercosul

PALESTRANTE: Youssef Moustafa Zada, Cônsul do Egito no Brasil

19h30 às 19h50

PALESTRA: Fórum de Turismo do Brejo Paraibano

PALESTRANTE: Sérgerson Silvestre, Presidente do Fórum de Turismo do Brejo

20h às 20h20

PALESTRA: Economia Criativa como Diferencial Turístico na Paraíba

PALESTRANTE: Regina Amorim, Gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae/PB

20h às 20h50

PALESTRA: Smartphone e os negócios do futuro na hotelaria

PALESTRANTE: Jarbson Santana de Jesus


#relatopb

Sem título-2.png