Confira resumo da sessão ordinária da Câmara de vereadores do dia 10 de Agosto




Nesta sexta (10) ocorreu à sessão ordinária na Câmara Municipal de Araruna/PB, sob a presidência do vereador Adailson Bernardo (PSB). Na abertura em conformidade com a Ordem do Dia, foi lida à ata da sessão ordinária e solene da semana passada, bem como a apresentação de indicação, requerimentos e projetos, confira abaixo.


Logo após cada vereador fez seu discurso. O vereador Luís Martiniano disse ser favorável as proposituras.


O vereador Jefferson Targino falou que os requerimentos são de grande valia para a população, principalmente a instalação de rede wifi em ambiente público, haja vista que em outros municípios, como Passa e Fica/RN já se tem em praça pública esse tipo de serviço, onde possibilita o acesso a internet para os cidadãos. Referiu-se também à Bolsa Universitária para os estudantes que não tem muitas condições financeiras, para que possa ser concedido esse benefício para os universitários de Araruna. Por fim, lamentou a ausência da secretária de saúde para que se possa esclarecer o PCCR (Plano de Cargo, Carreira e Remuneração) dos servidores da saúde, visto que isso foi compromisso do atual gestor enquanto candidato.


A vereadora Lurdinha Odon expressou que nesta semana participou da assinatura da licitação do curral do gado e do espaço para a comercialização da agricultura familiar, na qual é um ponto positivo, uma providência que dará um espaço para que os marchantes possam trabalhar e que os agricultores possuam um local digno para comercializar os produtos.


O vereador Toinho Natanael foi de acordo com os requerimentos e disse não saber por qual motivo a secretária de saúde não compareceu a sessão, visto que, já é a segunda vez que a mesma é convocada e não se apresenta a Casa Legislativa. Afirmou que os secretários que são convocados têm que se fazerem presentes para prestar esclarecimentos ao povo e aos vereadores.


O vereador Francisco Railton (Pepeta) mostrou se muito triste pela ausência da secretária de saúde a sessão, pois muito se fala nas redes sociais em transparência do trabalho e não comparece na sessão. Enfatizou que a população tem que saber o que está acontecendo no município e os gestores têm que dar satisfação ao povo, além disso, respeito e um bom tratamento. Ao final, se referiu ao CAPS, onde a gestão diz que tem tudo, mas falta o carro e disse que seus requerimentos não são respondidos e não dão nenhuma satisfação ao vereador.


O vereador Naldo foi favorável aos requerimentos e enfatizou que o prefeito é de muita mídia, pois teve um paciente de Macapá essa semana que ficou 3 a 4 dias no PA (Pronto Atendimento) e depois foi transferido para João Pessoa, mas acabou retornando para Araruna e não foi nem atendido, sendo essa saúde que está sendo oferecida para os cidadãos.


O vereador Caio Ludgério falou dos seus requerimentos, um que diz respeito ao loteamento José Gomes de Azevedo onde as estradas estão em más condições (intransitáveis), o outro trata da colocação de redutores de velocidade na Av. Epitácio Pessoa e Coronel Antonio Pessoa, na qual o legislador já solicitou ano passado e nada foi feito. Ainda com a palavra, lamentou a ausência da secretária de saúde, haja vista que seria uma boa oportunidade para tirar algumas dúvidas, e ainda se referiu à folha de pagamento da prefeitura, onde foi percebido valores pagos sem critérios, a mesma função desempenhada se paga para uma pessoa um valor bem acima do teto e para outra chega a ser um salário mínimo, o vereador não conseguiu entender porque tanta diferença. Por fim, disse que o vice-prefeito Iran motos se afastou da atual gestão, e isso que ele está passando é por falta de gratidão, pois a chefia do grupo na qual ele fez parte não sabe o que é gratidão.


O vereador Antonio Olinto expressou seu respeito pelo vice-prefeito Iran motos, mas disse que ele foi infeliz por tecer um comentário a sua pessoa, onde disse que o vereador vivia “sugando” a prefeitura na gestão passada. O legislador se defendeu dizendo que não “sugava” a prefeitura, pois seus familiares trabalhavam na época em locais privados e ele trabalhava como eletricista. Disse que produz muito em prol do povo no seu atual mandato e nunca faltou sessão alguma quando foi de interesse da Casa Legislativa.

O vereador Rodolfo Cordeiro falou do paciente que foi citado pelo vereador Naldo, que se chama Sebastião Roque, e o mesmo disse que estava no PA (Pronto Atendimento) muito bem tratado, que não tinha motivos para reclamar de nada. O legislador foi de acordo com as proposituras e disse que não ver problemas na justificativa da secretária de saúde em faltar à convocação para a sessão, o mesmo acha que não seja viável fazer esse debate em sessão ordinária, que seria melhor fazer uma audiência pública para que possam participar os funcionários da classe.


O vereador Adailson Bernardo evidenciou que o prefeito desrespeita a constituição federal no seu artigo 39 parágrafo 4º, pois se paga a alguns funcionários um valor acima do teto (subsídio base), e que são quase dois anos de mandato e nada mudou, a única saída será a justiça. O legislador disse que está ali para cobrar melhorias para o município e onde tiver falhas irá sempre falar e cobrar, ainda falou dos seus requerimentos, na qual pede a operação “Tapa buracos” das estradas que liga Araruna a Tacima e Cacimba de Dentro, como também a instalação de rede wifi em ambiente público para que os jovens e possam ter alguma ocupação, e uma ajuda de custo para os estudantes através da Bolsa Universitária para aqueles que têm uma baixa condição financeira, por fim, a solicitação de agente comunitário de saúde para área do conjunto habitacional Sítio Bernardo, pois está descoberto. Ao final, falou que é um desrespeito da secretária de saúde, América Loudal, em não comparecer à sessão, e que a mesma infringiu a Lei Orgânica desta Casa, e se for o caso terá que ir a Justiça para que ela venha à sessão de qualquer jeito, pois a população e os servidores precisam dos esclarecimentos.


No final da sessão, todos os requerimentos e demais projetos foram aprovados.


A sessão contou com a presença dos Vereadores: Adailson Bernardo, Antônio Olinto da Costa, Carlos Antônio de Souza Teixeira, Francisco Railton Neves Pontes, Maria de Lourdes S. de Macêdo, Francisco Edinaldo Pontes Martins, Luís Martiniano, Caio Ludgério, Antônio Bernardo de Sousa, Jefferson Targino e Rodolfo Cordeiro.


Proposituras:


Confira fotos da sessão:

Fonte: ASCOM - CMA

#relatopb #politica

RelatoPB

Aqui se fala

© 2016 por "RelatoPB". Orgulhosamente criado por relatopb