Especialista em mata-matas, Mano encerra jejum de títulos: "Hora de comemorar"


O quinto troféu da Copa do Brasil conquistado pelo Cruzeiro, nesta quarta-feira, sobre o Flamengo, (veja no vídeo abaixo) foi também o fim de um jejum para Mano Menezes. Desde 2009, quando foi campeão justamente da Copa do Brasil, pelo Corinthians, o treinador não festejava uma taça.


Nos últimos oito anos, ele passou pela Seleção Brasileira, Flamengo, Corinthians, Cruzeiro, Shandong Luneng e retornou ao Cruzeiro, para agora sagrar-se campeão da Copa do Brasil.


O reencontro com as conquistas veio em um torneio em que Mano Menezes pode ser considerado um especialista. Considerando toda a carreira como treinador, Mano disputou 114 jogos eliminatórios. Venceu 61, empatou 25 e perdeu 28. Em competições deste perfil, porém, o aproveitamento pouco importa, já que o que vale é passar de fase. Vamos, então, ao número que interessa: foram 48 classificações dos times de Mano nesse tipo de torneio, contrastando com apenas 15 eliminações. É válido ressaltar que consideramos, também, as competições eliminatórias com jogo único.


- Olha, o pessoal andou fazendo um levantamento que aponta que tenho um dos melhores aproveitamentos em mata-mata. A Copa do Brasil é isso, mata-mata. Você tem que saber disputar. Às vezes, o jogo não é tão brilhante, mesmo assim tem que passar.


Na campanha deste ano, o Cruzeiro passou por Volta Redonda, São Francisco-PA, Murici-AL, São Paulo, Chapecoense, Palmeiras, Grêmio e Flamengo. O time, que passou por momentos de cobranças no primeiro semestre do ano, foi amadurecendo.


- O Cruzeiro foi se moldando, e o mérito está nos jogadores, que entenderam o que a gente pensa. Tivemos várias vezes momentos importantes que tivemos que interferir. No jogo contra o Palmeiras, em São Paulo, tivemos de explicar que o placar de 3 a 3 era bom (a equipe abriu 3 a 0 e cedeu a igualdade). Não adianta esquecer aquilo que realmente é. Como o lado externo influência na crítica, o jogador deixa escapar a oportunidade de evoluir na competição. Estamos contentes, é a coroação de uma grande campanha. É a hora de comemorar.

#esporte

RelatoPB

Aqui se fala

© 2016 por "RelatoPB". Orgulhosamente criado por relatopb