Vereadores flagram unidades de PSF funcionando de forma precária (veja)



Os vereadores da oposição fiscalizaram unidades de saúde na manhã desta terça-feira (11) e flagraram a falta de estrutura e de higiene na Unidade de Saúde da Família do bairro Costa e Silva, em João Pessoa. A sala destinada a realização do exame citológico, segundo o vereador Bruno Farias (PPS), líder da oposição, foi encontrada em situação precária e não tem a mínima condição para a realização do exame, devido à sujeita, poeira, infiltrações e equipamentos enferrujados.

"De fato, esse não é o serviço que o usuário merece, é preciso que o usuário da rede pública de saúde tenha mais dignidade, mais cidadania e os que seus direitos sejam preservados", disse Bruno Farias, destacando a importância do exame para a saúde da mulher.

De acordo com os vereadores que participaram da vistoria, eles flagraram a unidade com apenas dois médicos e um dentista, quando seriam necessários três médicos e três dentistas, um profissional de cada área para cada comunidade (Costa e Silva I, costa e Silva II e Gauchinha).

Ainda segundo os parlamentares, além da estrutura bastante comprometida, na farmácia nem todos os medicamentos básicos estavam disponíveis.

No bairro Valentina de Figueiredo, no PSD Ipiranga, os vereadores também encontram uma situação precária, como falta de médicos, de atendimento odontológico e de encaminhamento para exames.

#relatopb

Sem título-2.png