Em Araruna: Campus VIII da UEPB realiza I Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de 8 Baixos da


O I Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de 8 Baixos da Paraíba aconteceu no Campus VIII da UEPB, nesta quarta(8), em Araruna. Os amantes do forró prestigiaram o evento que foi realizado pela PROCULT - Pro Reitoria de Cultura da UEPB e Coordenado pelo poeta Lino Sapo em Araruna.


Cerca de 25 sanfoneiros se apresentaram no evento que caiu no gosto popular, se apresentando no Auditório do Campus e em seguida no Mercado Cultural de Araruna, superando todas as expectativas.

Os sanfoneiros participantes são do estado da Paraiba e Rio Grande do Norte das cidade de Araruna-PB, Dona Inês-PB, Tacima-PB, Damião-PB, Barra de Santa Rosa-PB, Passa e Fica-RN, Monte das Gameleiras-RN, Serra de São Bento-RN e São José de Campestre-RN.


De acordo com Luizinho Calixto, diversos aspectos foram abordados na Oficina e na Aula Espetáculo. Entre eles figuram a origem dos instrumentos, afinação, técnicas e experiências. “Foi feito também um passeio por todos os ritmos, mostrando que a sanfona não necessariamente está vinculada à música regional, o que de certa forma é um mito, pois ela pode estar presente em vários gêneros”, destacou.


O Diretor do campus Manuel Gordón agradeceu a presença de todos e falou do objetivo do evento. "Divulgar a música popular regional e a sanfona para várias gerações, é com esse propósito que o I Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de 8 Baixos realiza a sua 1ª edição."


"Estamos todos agradecidos pela participação da população, esse foi apenas o primeiros entre muitos encontros que vem por ai" disse o poeta Lino Sapo


Estiveram presentes no evento o diretor do Câmpus, o professor Manuel Gordón, o professor Raimundo Leidimar, o pró-reitor de Cultura, José Cristóvão Andrade, e o pró-reitor adjunto, José Benjamim Pereira Filho, bem como uma grande comitiva que saiu do Câmpus I da UEPB, em Campina Grande, composta por emboladores de coco, pelo assistente da curadoria de Música do Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), Sandrinho Dupan, por Fredi Guimarães e Canário do Império, músicos do Centro Artístico Cultural, além da presença do Prefeito Vital Costa da cidade de Araruna acompanhado do Secretario de Turismo Edvaldo da Costa, do Sec.Desenvolvimento Econômico e Rural Availdo Azevedo e do Presidente da Câmara Luiz Martiniano.


Veja as fotos:


#relatopb

RelatoPB

Aqui se fala

© 2016 por "RelatoPB". Orgulhosamente criado por relatopb