Ipês amarelos do Centro de João Pessoa voltam a florar em dezembro


Após dois anos acontecendo em um período atrasado, a floração dos ipês amarelos do Parque Solón de Lucena e do Parque Arruda Câmara, a Bica, em João Pessoa, voltou a acontecer na época certa. De acordo com o chefe da divisão de arborização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), Anderson Fontes, a floração começou no último dia 22, e durante 20 dias vai permanecer colorindo de amarelo o centro da cidade.


Anderson Fontes explica que o clima e o trânsito de pessoas e veículos no Parque Solón de Lucena antes da revitalização contribuíram para o atraso na floração e acredita que o tratamento feito nas árvores do local ajudou a voltar a floração para o período certo.


“Praticamente não existia mais gramado aqui. Com a revitalização, a nova grama fez com que o solo retesse melhor a água e com que os ipês buscassem melhor os nutrientes. Buscamos fazer novos tratos culturais e ter um cuidado mais minucioso em relação as espécies. O ambiente onde os ipês estão hoje é propício para que eles tenham melhores condições e venham a florar no tempo certo”, explica o diretor.


Segundo os dados da secretaria, no total são 1600 ipês catalogados na capital paraibana, entre amarelos, roxos e rosa. A floração dos ipês das flores rosas e roxas foi no início de dezembro e agora o período é para os amarelos, que concentram 144 unidades apenas no Parque Solón de Lucena.


“Este é realmente um presente de fim de ano, os ipês voltarem a trazer para o pessoense essa floração na época certa. Culturalmente, os ipês amarelos estão para a paisagem de João Pessoa como as cerejeiras estão para o Japão. Quem mora na cidade há muito tempo já sabe que quando está chegando o Natal, além de Papai Noel, vem também as flores amarelas dos ipês”, completa Fontes.

Fonte: g1.globo.com

Foto: g1.globo.com

#relatopb

RelatoPB

Aqui se fala

© 2016 por "RelatoPB". Orgulhosamente criado por relatopb