TÉCNICA MONTESSORIANA: ESTIMULANDO A AUTOEDUCAÇÃO DOS PEQUENOS


O método montessoriano foi criado pela pedagoga Maria Montessori segundo seus desejos de criar um ambiente agradável e propiciar a autoaprendizagem dos alunos desenvolvendo suas próprias capacidades partir de experiências próprias de uma maneira espontânea e criativa.


Ainda segundo a pedagoga, a casa deve ser estruturada segundo a criação das pequenas crianças. O quarto, por exemplo, deve ser estruturado para propiciar momentos que os pequenos possam ir à busca do próprio espaço. Tudo estando ao seu próprio alcance, camas adaptadas, guarda-roupa e coisas afins são essenciais estarem seguros e livres ao mesmo tempo.


A criança, a partir deste desenvolvimento tem a escolha livre para suas ações, assim como para seu aprendizado. Assim, a criança estará apta a autoaprendizagem, autoeducação e também trabalhar sua capacidade inata (já nascer com ela).


Atualmente existem escolas segundo a prática montessoriana onde o papel do professor é ser acompanhante da aprendizagem do aluno. Em casa, é possível também adaptar o lar montessoriano:

Por Nayara Soares



#colunista #NayaraSoares

Sem título-2.png